Um balão…

Um balão meteorológico, de acordo com as autoridades chinesas, teria escapado ao seu controlo; trata-se de um balão espião, de acordo com a Administração norte-americana; e, por fim, esta mandou-o destruir, provocando a cólera da China e criando novas tensões. É claro, alguns dizem que Trump teria afirmado que se fosse agora presidente, teria imediatamente destruído o balão, e foi por isso que Biden tomou a decisão de o fazer.

É claro que há certamente um jogo de política interna nos EUA, mas acima de tudo isto é um aviso à China, à Rússia e ao mundo inteiro. É mais uma expressão de que os EUA pretendem ditar a sua lei. Isto acontece em simultâneo com o facto de que Washington está a acelerar a entrega de armas à Ucrânia, incluindo o anúncio da entrega de mísseis de longo alcance e de tanques Abrams.

A guerra vai durar muito tempo, dizem as autoridades norte-americanas. Uma guerra de desgaste contra o regime de Putin e uma guerra que está a causar centenas de milhares de mortes tanto de Ucranianos como de Russos.

O apelo “Fim à Guerra!”, lançado no passado mês de Dezembro, formula, com razão, a exigência de um cessar-fogo imediato e denuncia a responsabilidade da NATO e de Putin.

À medida que nos aproximamos do fim de um ano de guerra na Ucrânia, em vários países foram convocadas manifestações para 25 de Fevereiro – como é o caso da Itália, do Reino Unido, da Espanha e da Alemanha, ou então Grécia, onde foi convocada uma manifestação para 21 de Fevereiro, data em que o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, é esperado no país.

Crónica da autoria de Lucien Gauthier, publicada no semanário francês “Informations Ouvrières” Informações operárias – nº 743, de 8 de Fevereiro de 2023, do Partido Operário Independente de França.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s