BRASIL: DECLARAÇÃO DO DAP, PERANTE O ATAQUE FASCISTA EM BRASÍLIA

As manifestações em todo o Brasil, realizadas a 9 de Janeiro, contra a tentativa de putsch (golpe) de Bolsonaro e em defesa do governo de Lula foram massivas. Mais uma vez, a população gritou amplamente: “Não à amnistia para os golpistas!”.

Reproduzimos abaixo uma Declaração do Diálogo e Acção Petista (DAP), difundida nesse mesmo dia (1).

O DAP dirige-se a todos os petistas para compartilhar a indignação contra a fácil invasão de milhares de vândalos às sedes dos poderes, ontem, dia 8 de Janeiro, em Brasília, ataque cujo alvo político era o novo Governo. Em conjunto com a Direção do partido, apelamos à defesa do Governo. Em conjunto com Lula, acusamos Bolsonaro de ser responsável por esta acção fascista.

Esta operação golpista está ainda clara em todos os seus aspectos, mas por agora fracassou. É, pois, o momento do novo Governo passar à ofensiva para afirmar o seu mandato, o qual tem apoio popular.

É preciso DESBOLSONARIZAR o Estado. Isso significa limpar a cadeia de comando policial e militar que, por cumplicidade ou omissão, permitiu tais actos. Após a intervenção decretada pelo presidente Lula na Segurança Pública do Distrito Federal (DF) e da suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do governador Ibaneis, causa estranheza a permanência do ministro da Defesa, José Múcio, responsável pela guarda do Palácio do Planalto.

É preciso, ainda, chegar aos financiadores desta grande operação nacional golpista, que devem ser punidos, inclusive com o CONFISCO (indisponibilidade dos bens, nos termos da Lei). Apenas multas não impedirão que continuem a operar para voltar a pôr o Governo em causa, como já anunciam. Não há união ou pacificação possível. É tempo de cortar o mal pela raiz.

SEM AMNISTIA! GOLPISTAS PARA A CADEIA!

É preciso, também, realizar o calendário de MOBILIZAÇÕES populares que hoje se inicia em várias cidades, de modo a isolar os fascistas e retirá-los das ruas.

O Governo saberá, queremos crer, prosseguir na agenda de MEDIDAS populares e de compromissos da campanha eleitoral que lhe dão a principal sustentação. Não temos confiança no discurso actual de aliados de Bolsonaro ainda durante a eleição. Todos vimos a semana passada inteira, a pressão do “mercado” para capturar o Governo para a austeridade fiscal. Pelo contrário, são medidas sociais urgentes e conhecidas que estão na ordem do dia!

Por fim, fazemos a todos um apelo à acção unitária, e convidamos os interessados a discutir connosco, nas reuniões dos GRUPOS DE BASE do DAP, sobre as questões urgentes da situação.

AGIR COMO O PT AGIA!

Diálogo e Acção Petista

——————————————–

(1) O “Diálogo e Acção Petista” (DAP) é um movimento de base do Partido dos Trabalhadores (PT), que combate para que o PT retome o caminho das suas origens. Os militantes da Corrente “O Trabalho” (Secção brasileira da 4ª Internacional) do PT participam no DAP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s