“A classe operária europeia não tem nada a ganhar com esta guerra e tem tudo a perder”

Clare Daly, Deputada irlandesa do Parlamento Europeu pelos Independentes para a Mudança, 5 de Outubro, sessão plenária

“Senhor Presidente,

A guerra na Ucrânia está rapidamente a transformar-se num profundo horror. E pelo que posso ver, quase ninguém nesta assembleia está a fazer nada para impedi-la. Na realidade, a maioria das pessoas parece estar a ter prazer com o agravar da situação. E neste ponto, claro, como de costume, as vozes que desafiam a correria para a guerra são atacadas e silenciadas, chamadas traidoras, amigas e fantoches de Putin, lacaias do Kremlin, agentes russos. Francamente, é patético. E eu não faço a comparação de ânimo leve, mas a crueza e o cinismo destes insultos – vindos dos principais partidos europeus – poderia ter sido escrita, com a mesma facilidade, pelo nazi Hermann Göring, o qual lamentavelmente disse que mesmo que as pessoas nunca queiram a guerra, elas podem ser levadas para a guerra através de ameaças e calúnias. De acordo com ele é suficiente dizer-lhes que estão sob ataque, denunciar os pacifistas pela sua falta de patriotismo e pelo facto de que estão a expor o seu país ao perigo – funciona da mesma forma em todos os casos. Era para lá que Göring as queria conduzir, e vocês estão a seguir o mesmo caminho.

Esta Câmara deveria envergonhar-se deste debate. As palavras são distorcidas, os significados subvertidos e a verdade invertida. Opor-se à horrível loucura da guerra não é anti-europeu, não é anti-ucraniano, não é pró-russo: é apenas bom senso. A classe operária europeia não tem nada a ganhar com esta guerra e tem tudo a perder. E acho ridículo que aqueles que pedem armas para a Ucrânia nunca peçam armas para o povo da Palestina ou para o povo do Iémen.

Ao contrário de vocês, eu oponho-me a qualquer guerra. Quero que ela pare. Não apresento desculpas por isso. E também não vou ser um bode expiatório, nem aceito ser rotulada por isso.”

Notícia publicada no semanário francês “Informations Ouvrières” Informações operárias – nº 727, de 12 de Outubro de 2022, do Partido Operário Independente de França.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s