A luta contra o imperialismo, sob a pandemia

No cartaz, relativo a uma manifestação na Colômbia (a 28 de Maio), está escrito: “Se um povo protesta e marcha em plena pandemia, é porque o seu Governo é mais perigoso que o vírus”.

A nova edição de “A Verdade”, revista teórica da 4ª Internacional, traz uma análise sobre a utilização que o imperialismo faz da pandemia do Covid-19, a nível mundial, na busca de ampliar a sua ofensiva contra os direitos laborais, sociais e democráticos.

O texto evidencia que a crise económica que atinge o modo de produção capitalista, à escala global, é um processo de fundo e que vem de longe. Perante a pandemia, é usado ao nível mundial o recurso dos apelos à “união nacional”, que servem sempre para que a classe operária perca direitos, de forma definitiva, como se vê com a ofensiva em torno do teletrabalho e da uberização. Para a 4ª Internacional e as suas secções, trata-se de reforçar a organização da classe operária – de forma independente – para, a partir da defesa das suas condições de trabalho e de vida, passar da resistência à ofensiva na luta pela independência nacional e pelo fim do regime capitalista.

O número 108 da revista traz também artigos de actualidade sobre: o início do governo de Biden, nos EUA, e a impotência do seu plano para superar a crise do capitalismo; a crise política na Europa, no contexto da pandemia; e o golpe de Estado militar contra o governo de Myanmar (ex-Birmânia), país do sudeste asiático.

A edição traz, ainda, um artigo que assinala os 150 anos da Comuna de Paris, primeiro episódio da tomada do poder pela classe operária, e discute os elementos que mostram a sua actualidade.

A sempre importante luta contra a opressão das mulheres é abordada no artigo “O movimento operário e a questão das mulheres”, retomando os elementos de análise dos mecanismos usados pelo capitalismo para reduzir salários e direitos e o combate das mulheres no âmbito do combate de toda a classe operária.

Já está editada a versão original em Francês, bem como as suas traduções em Castelhano e em Inglês, estando a ser finalizada a edição em Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s