Mais do que nunca, acabar com o bloqueio dos EUA a CUBA!

Só o povo cubano pode decidir o seu destino!

Retirada das garras imperialistas de Cuba!

No domingo, 11 de Julho, milhares de manifestantes vieram para as ruas, em várias cidades cubanas, exigindo comida, vacinação e gritando “liberdade”. Trata-se de um movimento sem precedentes nas últimas décadas.

Que a situação económica e social na ilha era dramática não era segredo para ninguém. O próprio Presidente de Cuba, Díaz Canel, admitiu os problemas existentes quando se dirigiu ao povo cubano na televisão, em resposta às mobilizações que tinham tido lugar. Atribuiu-os ao criminoso bloqueio económico decretado pelo imperialismo norte-americano, durante 60 anos. Este bloqueio tem sido mantido por sucessivos governos em Washington, democratas ou republicanos, inclusive durante a actual pandemia de Covid-19.

Cuba está a passar por enormes dificuldades económicas – o PIB caiu 8% em 2020 – acentuadas pela pandemia (queda no turismo, redução do financiamento da China, para além do embargo agravado pela administração Trump). O Governo cubano, desde Janeiro deste ano, iniciou reformas económicas que prevêem o fim dos subsídios e ajudas ao consumo popular e às empresas públicas; a introdução de novas escalas salariais e medidas de abertura ao investimento estrangeiro. Ao anunciá-los, Diaz Canel disse que “esta tarefa não é isenta de riscos”, como se estivesse a prever o descontentamento popular e as tensões sociais que poderiam provocar.

Evidentemente, o actual representante do imperialismo norte-americano, Joe Biden – que, de modo algum, suavizou o bloqueio de Cuba – tem que manipular qualquer manifestação de descontentamento do povo cubano para os seus próprios fins, ao mesmo tempo que apoia as políticas racistas e repressivas do Estado de Israel ou da monarquia da Arábia Saudita, para citar apenas dois exemplos. Se quisesse ajudar o povo cubano, levantaria de imediato o embargo.

Fim à interferência imperialista do Governo espanhol e dos governos dos outros países da UE!

Respeito pela soberania do povo cubano!

Cinicamente, os governos dos países da UE, as instituições europeias e o Governo espanhol – embora não hesitem em aumentar a legislação repressiva em todos os países, seja a Lei de segurança global em França, ou a “Lei mordaça” em Espanha – pretendem dar lições de democracia ao povo cubano.

O cúmulo do cinismo é representado pelo Comissário para os Negócios Estrangeiros da União Europeia, o espanhol Josep Borrell, que ataca Cuba, quando no nosso país mais de 4.000 cidadãos da Catalunha e do resto de Espanha sofrem perseguição judicial por ter exercido as suas liberdades. E todos os governos da UE se submetem às exigências e ditames do imperialismo norte-americano no seu bloqueio contra Cuba.

Os governos latino-americanos que servem Washington – tais como o do Brasil, do Chile ou da Colômbia – confrontados com as mobilizações contra eles dos seus próprios povos, fazem coro com o seu amo, clamando “pela liberdade contra o comunismo” (em Cuba). Da mesma forma, a direita do Peru – derrotada pelo povo que elegeu Pedro Castillo como presidente – destila o seu ódio contra Cuba.    

A Quarta Internacional e as suas secções posicionam-se incondicionalmente contra o bloqueio económico a Cuba e defendem as conquistas da revolução cubana. Ao mesmo tempo, defendem o facto de que cabe apenas ao povo cubano decidir o seu destino – com os direitos de manifestação, expressão e organização que defendemos para todos os povos do mundo – sem qualquer interferência do imperialismo.

Sobre estas bases, as secções da Quarta Internacional, incluindo a do Estado espanhol, participam nas acções comuns para o fim imediato do bloqueio económico dos EUA a Cuba – ainda mais criminoso nos tempos da pandemia em que vivemos – e em defesa da soberania do povo cubano contra qualquer agressão ou interferência imperialista.

Declaração do Comité Executivo do Partido Operário Socialista Internacionalista (POSI) – Secção da 4ª Internacional no Estado espanhol, 14 de Julho de 2021

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s