Um apelo solene!

(sobre o fabrico e a distribuição mundial de vacinas)

De uma forma totalmente invulgar e extraordinária, os dirigentes do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização Mundial da Saúde e da Organização Mundial do Comércio fizeram um apelo aos chefes dos governos, a nível mundial, para que fornecessem financiamento para ajudar a acabar mais rapidamente com a pandemia de Covid-19. Juntos estão a pedir um investimento de 50 mil milhões de dólares para aumentar a capacidade de fabrico e de fornecimento de vacinas.

Poderíamos espantar-nos de ver estes quatro organismos a pronunciarem-se visando a protecção das pessoas. Mas a realidade é diferente.

Os dirigentes destes quatro organismos declararam: “É agora claro que não haverá retoma (económica) generalizada até que a crise sanitária tenha terminado. O acesso à imunização é fundamental em ambos os casos.”

Portanto, não se trata de defender a saúde das populações, mas – como eles próprios escrevem na sua Declaração – o investimento de 50 mil milhões de dólares irá gerar um ganho económico global de 9000 mil milhões de dólares até 2025.

Ficámos tranquilizados.

Estes organismos internacionais do sistema capitalista têm apenas um objectivo: defender este sistema. São estes mesmos organismos que – através de planos de ajustamento estrutural e de política da dívida – devastaram regiões inteiras do planeta, destruíram os seus sistemas de saúde, empurraram dezenas de milhões de pessoas para a fome e fizeram cair na pobreza centenas de milhões.

Crónica de Lucien Gauthier, publicada no semanário francês “Informations Ouvrières”Informações operárias – nº 660, de 30 de Junho de 2021, do Partido Operário Independente de França.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s