Catalunha: Apelo a todos os jovens!

SPAIN-CATALONIA-POLITICS

Divulgamos um Manifesto a toda a juventude do Estado espanhol – subscrito por diversos estudantes universitários de Barcelona – para a defesa conjunta dos seus direitos e reivindicações, como acção prática contra a divisão instituída entre os jovens da Catalunha e os do resto da Espanha.

A juventude – e, mais particularmente, os estudantes universitários e do Secundário – esteve à cabeça das mobilizações destas últimas semanas. Deixámos clara a nossa rejeição da sentença e exigimos a liberdade para os prisioneiros republicanos catalães.

Como única resposta, o Estado monárquico pôs em prática uma campanha de descrédito e de criminalização contra a juventude. Qualquer que seja o grupo a que pertençamos (estudantes universitários, estudantes liceais, desempregados ou trabalhadores precários), nós não somos nem criminosos nem terroristas, estamos sujeitos aos mesmos problemas de desemprego e de precariedade, de carências nas universidades e nas escolas secundárias, que os restantes jovens do Estado espanhol. A nós, jovens da Catalunha, o Regime responde com as matracas e o tiroteio, tanto da Polícia catalã como da Polícia estatal.

A revista das nossas mochilas e as verificações de identidade massivas e injustificadas são constantes em torno das universidades e nas principais ruas de Barcelona; eles consideram-nos suspeitos pelo simples facto de sermos jovens.

É evidente que eles preparam as condições perfeitas para nos aplicar o artigo 155 do Código Penal, duro e repressivo, proibindo a liberdade de expressão e de manifestação sob a ameaça de nos culpar por delito de sedição (1).

Através desta campanha institucional, tendo à sua cabeça o Monarca, eles pretendem dividir-nos e isolar-nos do resto da população trabalhadora e da juventude de todo o Estado.

Nós, a juventude catalã, estamos perante muitos problemas que nos unem aos jovens de Madrid, Bilbau, Sevilha,… Juntamente com eles, nós queremos lutar, queremos unir forças para lutar contra o mesmo inimigo. Esse inimigo são aqueles que nos enviam cada vez mais polícias quando nos manifestamos, aqueles que impõem os cortes no Ensino, aqueles que, com as suas medidas económicas, nos impõem trabalho precário em condições miseráveis, aqueles que com a sua especulação e corrupção nos negam o direito à habitação, são aqueles que se opõem à nossa emancipação.

Defendamos juntos o direito à autodeterminação dos povos, à liberdade de expressão e de manifestação, a um Orçamento suficiente para a Educação, a empregos decentes e bem remunerados, bem como o direito à habitação.

Não pode haver direitos sem liberdade, nem liberdade sem direitos; a organização da juventude de todo o Estado espanhol é essencial para atingir este objectivo.

Nós, os signatários deste Manifesto, jovens de diferentes universidades, institutos politécnicos e escolas secundárias, apelamos à realização de um Encontro dos jovens catalães com os do resto do Estado para discutir e decidir – democraticamente e em unidade – como defender, de forma mais eficaz, as nossas reivindicações.

——————————————

(1) Revolta colectiva contra o quadro legal estabelecido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s