Análise da situação a nível mundial

laverite_capa

Com a eleição de Trump, abre-se uma nova etapa da crise do imperialismo

No último número da revista teórica da IVª Internacional (A Verdade), publicado em Dezembro de 2016, é feita uma análise da situação política, social, económica e financeira a nível mundial. Nela é dito nomeadamente:

“Este fim do ano de 2016 está marcado por uma acentuação sem precedentes da crise geral do sistema capitalista. No coração desta turbulência está a principal potência imperialista mundial, os EUA. A eleição presidencial e a vitória de Trump soa como um trovão nos EUA e à escala mundial. Os especialistas e outros analistas tiram daqui uma conclusão: a vitória de Trump, a “subida dos populistas” na Europa e a queda de Dilma no Brasil exprimiria, segundo eles, uma viragem à direita da sociedade a nível mundial.

Esta cantilena não fará mais do que se acelerar neste ano de 2017, que é o ano do centenário da Revolução de Outubro. Para todos estes politólogos, de “esquerda” ou de direita, o fim da URSS significaria o encerramento do período histórico aberto em 1917, o fim da luta de classes e do socialismo.” (continuar a ler)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s