Campanha internacional em resposta ao assassinato de Davidtchen Siméon, do Haiti

Davidtchen Simeon

O Acordo Internacional dos Trabalhadores e dos Povos (AIT) faz um Apelo às organizações sindicais e populares, aos partidos políticos, aos defensores da democracia e dos direitos humanos para uma resposta internacional ao assassinato de Davidtchen Siméon, jovem militante de 23 anos da organização popular progressista MOLEGHAF, do Haiti, no sentido de serem identificados e punidos os responsáveis.

O POUS – partido que é membro do AIT – divulga-o:

“No sábado, 13 de agosto, às 15h30, no bairro popular de Fort Nacional (Porto-Príncipe), à saída de uma reunião do MOVIMENTO DE LIBERDADE, IGUALDADE DOS HAITIANOS PELA FRATERNIDADE (MOLEGHAF), um grupo de homens armados assassinou cobardemente Davidtchen Siméon, jovem militante de 23 anos da organização popular progressista MOLEGHAF, empenhado na luta contra as forças de ocupação da ONU (Minustah), contra o imperialismo e a opressão dos trabalhadores pelo capital transnacional.

É importante assinalar que, alguns dias antes desse odioso assassinato, na quarta-feira 10 e na quinta 11 de agosto de 2016, Davidtchen havia sido violentamente agredido e ameaçado por polícias.

A motivação para esses actos bárbaros foi o facto de, num primeiro momento, Davidtchen Siméon ter exprimido a sua posição crítica em relação a um projecto de construção de prédios e de uma avenida que a UNOPS — uma agência da ONU — realizava no seu bairro e, num segundo momento, ter denunciado o salário miserável dos operários que trabalham nessas obras.

De facto, como é público e notório no Haiti sob ocupação, a realização de projectos nos bairros populares é frequentemente feita, recorrendo a “capangas” para intimidar a população.

O MOLEGHAF, a organização à qual pertencia Davidtchen, é conhecido no Haiti pelo seu combate em defesa da soberania nacional e pela retirada das tropas da Minustah do Haiti, sem o que, segundo o MOLEGHAF, não pode haver condições para o exercício real da democracia. (continuar a ler)              

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s