OE2016: A luta do povo trabalhador derrotará as pressões e as chantagens da Comissão Europeia

A luta e o voto da maioria do povo colocam na ordem do dia a necessidade de um acordo entre a maioria de esquerda existente na Assembleia da República para a construção de uma resposta política capaz de responder a um país arrasado pelas injunções das instituições da União Europeia – desde a implementação do Tratado de Maastricht – e que o governo do PSD/CDS levou ao seu extremo.

O Orçamento do Estado para 2016 deveria ter sido uma viragem nesta orientação. Mas, à parte algumas correcções nos cortes salariais e nas pensões de aposentação, e de algumas injustiças sociais mais flagrantes, a linha geral deste Orçamento é a mesma dos anteriores.

De facto, o OE para 2016 tem por base a cativação de mais de 8 mil milhões de euros para o pagamento dos juros de uma dívida de que o povo português não é responsável. E, por injunção da Comissão Europeia, teve cortes de 1100 milhões de euros em relação à proposta inicial do Governo, com uns pequenos ajustamentos feitos “na especialidade” para tentar “dourar a pílula”.

Numa palavra, trata-se de um Orçamento que é expressão de uma maioria de esquerda “de mãos atadas” em relação ao indispensável investimento no aparelho produtivo e nos serviços públicos.

A mobilização unida dos trabalhadores com os seus sindicatos é o elemento determinante para “desatar” esse nó. Não para regressar a divisão entre os partidos que têm o mandato para defender os interesses dos trabalhadores e acabar com a austeridade, mas sim para reforçar a sua união com o conjunto do povo que os elegeu. E assim impedir que a Direita volte ao poder.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s