CUT e CSI lançam Manifesto em defesa de Lula.

O POUS divulga o Manifesto que a Central Única dos Trabalhadores (CUT, do Brasil) e a Confederação Sindical Internacional lançaram a 4 de Março, em defesa de Lula.

“Símbolo de luta e de inclusão social”

candidato-do-pt-a-presidencia-da-republica-luiz-inacio-lula-da-silva

Prezados companheiros,

O Brasil vive um momento decisivo para a sobrevivência da democracia. Setores conservadores utilizam o Judiciário e os grandes conglomerados de comunicação para perseguir o ex-presidente Lula e seus familiares, com uma campanha sórdida de mentiras e acusações sem provas.

A luta é entre o partido da exclusão, que tem à frente os neoliberais que querem voltar ao governo, contra o partido da inclusão, que há 13 anos promove justiça e inclusão social e distribuição de renda em nosso país.

Para tentar inviabilizar a candidatura do líder operário, a mídia brasileira, comandada por apenas seis famílias, ecoa desinformação e reproduz massivamente manipulação e distorções dos factos. Mas, jamais conseguirão apagar a realidade: Lula foi o melhor presidente da República do Brasil, democrático-popular e trabalhista. Lula é um exemplo de desprendimento, de estímulo à luta, um símbolo coletivo de conquista da classe trabalhadora e dos mais necessitados.

Frente à relevância da luta política em curso e dos desdobramentos do que acontece no Brasil para os setores progressistas de todo o mundo, estamos realizando o presente abaixo-assinado internacional, ao qual solicitamos a sua adesão:

EM DEFESA DE LULA, SÍMBOLO DE LUTA E DE INCLUSÃO SOCIAL

Desde o início da trajetória contra a ditadura militar nos finais dos anos 1970 e pela redemocratização do Brasil, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva converteu-se em exemplo de determinação, em símbolo de luta e de justiça para a classe trabalhadora e, sobretudo, para os mais pobres.

Seja no comando das greves históricas, que abalaram os alicerces do regime militar ou no enfrentamento às perseguições e abusos de sua polícia, Lula demonstrou sempre discernimento e serenidade para seguir adiante, impulsionando o melhor de cada um e de todos para a construção de um novo tempo, contribuindo muito na fundação da CUT, do PT e na luta pelas liberdades democráticas.

Os anos se passaram e o líder metalúrgico virou presidente da República, realizando dois governos considerados por todos marcos históricos de crescimento econômico, com valorização do trabalho e distribuição de renda.

Avançando aceleradamente nas melhorias sociais, o PIB brasileiro virou o sétimo do mundo. O aumento real do salário mínimo no governo Lula foi de 53,6%, quando foram gerados mais de 15 milhões de novos empregos formais e retirados 40 milhões de brasileiros da miséria.

Durante seu governo, mais de seis milhões de empregadas domésticas – historicamente marginalizadas em nossa sociedade – passaram a ter seus direitos reconhecidos.

Com determinação, Lula investiu na integração latino-americana, no estreitamento de laços com os países africanos e na consolidação de relações internacionais mais equitativas, acolhendo de braços abertos os refugiados, fortalecendo a autodeterminação dos povos, efetivando relações sem mandonismo nem subserviência, segurando firme a bandeira do entendimento e da coexistência pacífica em um mundo em guerra.

Frente a estes fatos, denunciamos a sórdida e leviana campanha movida por setores conservadores que utilizam o Judiciário e a mídia para perseguir o ex-presidente e sua família. Os mesmos que apoiaram a ditadura e toda sorte de desgovernos contra a soberania e a democracia, são agora os que querem macular sua relevante figura para inviabilizar sua presença no cenário político nacional e implantar o retrocesso neoliberal, privatista e excludente.

Por termos confiança na exemplar trajetória de Lula e por sabermos que seus bens são completamente compatíveis com os seus rendimentos, levantamos nossa voz para que os golpistas nunca mais tenham vez.

Vagner Freitas, Presidente da CUT Brasil

António de Lisboa, Secretário de Relações Internacionais da CUT

João António Felício, Presidente da CSI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s