A EUROPA APÓS A TEMPESTADE DAS ELEIÇÕES GREGAS.

Socrates - Grecia

O artigo que aqui publicamos faz parte do conjunto dos publicados na edição francesa de La Verité número 85 (Revista teórica da IVª Internacional).

Considerámos que este texto é um documento que constitui um importante elemento de compreensão da situação política mundial, e das suas expressões particulares na Europa e, bem assim, das necessidades e tarefas que se põem ao movimento operário neste contexto.

É neste quadro que o fazemos chegar aos trabalhadores e militantes em Portugal como um contributo para a discussão e compreensão desta problemática.

A EUROPA APÓS A TEMPESTADE DAS ELEIÇÕES GREGAS

A tempestade que constituiu a vitória eleitoral do Syriza na Grécia foi, sem dúvida, simultaneamente a expressão da rejeição total pela maioria do povo grego da política da União Europeia e, ao mesmo tempo, reveladora da extrema fragilidade de toda a estrutura de apoio das instituições desta mesma União Europeia, dos seus tratados e de todos os Estados que a compõem.

Não há outra explicação para o pânico que provocou, em todos os “senhores deste mundo” que se manifestaram em Paris a 11 de Janeiro último, o voto inequívoco do povo de um país cujo peso económico apenas representa 2% do PIB do conjunto dos Estados da União Europeia.

Todos compreendem que a União Europeia – que foi a mais bem-sucedida tentativa feita pelo imperialismo americano, após a guerra, para fazer recuar os limites, que a reconstrução dos Estados nacionais tendiam a impor, à abertura dos mercados, indispensável à expansão dos principais grupos representando o capital financeiro, e muito particularmente o capital financeiro americano – está em vias de se desmembrar. Todos compreendem que o instrumento de que o capital financeiro tinha necessidade em todo o continente para impor a baixa do custo do trabalho e a liquidação das conquistas da classe operária está abalado.​ (continuar a ler)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s